Programas de Residência Médico Veterinária (lato sensu)

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia

Programas de Residência em Área Profissional da Saúde - Medicina Veterinária

 

APRESENTAÇÃO

O Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia é realizado sob a responsabilidade dos Programas de Residência em Medicina Veterinária da UFBA. A Residência em Área Profissional de Saúde, instituída pela Lei n° 11.129/2005, constitui-se em ensino de pós-graduação Lato sensu, caracterizado por treinamento em serviço e destinado às profissões que integram-se à área de saúde, excetuada a médica.

A proposta da Residência em Saúde, por área profissional e multiprofissional, apresenta uma perspectiva teórico-pedagógica convergente com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo não só o contato entre os mundos do trabalho e da formação, mas possibilitando um processo de educação permanente em saúde que afirme o estudante no seu universo de trabalho e na sociedade onde vive.

A Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde é regulamentada por portarias interministeriais (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) e resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS); além das normas dos Cursos de Pós-Graduação e da COREMU-UFBA.


MATRÍCULA ENARE 2023/2024 – RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL/UNIPROFISSIONAL

 

COMUNICADO:

matrícula presencial dos alunos aprovados na matrícula online está agendada para 26/02/2024, das 9h às 15h, no Centro de Apoio à Pós-graduação - CEAPG (sala 215), na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia - EMEVZ, localizada na Av. Milton Santos, 500 - Ondina - CEP 40170-110.

O candidato deverá apresentar, na ocasião, a via original dos documentos enviados. Lembramos que, de acordo com o item 5 do "Informativo de Matrícula Enare 2023/2024", o não comparecimento, sem justificativa formal no prazo de 24horas, será considerado desistência, ficando a Instituição autorizada a convocar o candidato suplente.

 

Documentos para Matrícula:

Programa de Residência em Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária

Programa de Residência em Cirurgia de Carnívoros Domésticos

Programa de Residência em Clínica Medica de Carnívoros Domésticos

Programa de Residência em Clínica Médica de Ruminantes e Equídeos

Programa de Residência em Patologia Clínica Veterinária

Programa de Residência em Patologia Veterinária

Programa de Residência em Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária

 

Informações para Matrícula

 


SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

 

ESTÁGIOS INTERNOS (NA HOSPMEV OU CDP - UFBA)

 

Encaminhar com, no mínimo, 30 dias de antecedência, ofício de solicitação de estágio emitido e assinado pelo coordenador do respectivo programa, para o e-mail do responsável pelo Setor onde deseja estagiar com copia para o e-mail residenciavet@ufba.br.

 

Residentes externos (de outras IES):

1.       FORMULÁRIO - ESTÁGIO ELETIVO/OPCIONAL - RESIDENTES EXTERNOS

2.       ANEXO I - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

3.       ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

4.       ANEXO III - PLANO DE TRABALHO DO RESIDENTE EM ESTÁGIO

5.       ANEXO IV - RELATÓRIO DE ESTÁGIO

6.       ANEXO 1 - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO RESIDENTE ESTAGIÁRIO

7.       CÓPIA DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO (CONTRA RAIVA (OU TITULAÇÃO DE ANTICORPOS), INFLUENZA, DIFTERIA, TÉTANO (DT) E COVID-19)

 

Residentes internos (da UFBA):

1.       ANEXO I - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

2.       ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

3.       ANEXO III - PLANO DE TRABALHO DO RESIDENTE EM ESTÁGIO

4.       ANEXO IV - RELATÓRIO DE ESTÁGIO

5.       ANEXO 1 - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO RESIDENTE ESTAGIÁRIO

6.       CÓPIA DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO (CONTRA RAIVA (OU TITULAÇÃO DE ANTICORPOS), INFLUENZA, DIFTERIA, TÉTANO (DT) E COVID-19)

 

ESTÁGIOS EXTERNOS (FORA DA UFBA)

Para solicitar estágio noutra instituição, o(a) residente deverá encaminhar para o e-mail residenciavet@ufba.br, no prazo mínimo de 90 dias antes da data de início do estágio.

*Caso a Instituição de interesse oriente que a solicitação de estágio seja realizada em documento próprio, este deverá ser preenchido e encaminhado em substituição do ANEXO I.

Após análise dos documentos, a solicitação será encaminhada para a Instituição de interesse. Caso a Instituição de interesse não tenha convênio junto à UFBA, a solicitação e tramitação serão realizadas e acompanhadas pelo NAEPEX (naepex@ufba.br). O estágio somente poderá ser iniciado após a celebração do convênio.  O(a) residente poderá contactar previamente o NAEPEX para obter as informações sobre as Instituições conveniadas.

Documentos necessários:

1.       ANEXO I - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

2.       ANEXO II - TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

3.       ANEXO IV - RELATÓRIO DE ESTÁGIO

4.       ANEXO 1 - FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO RESIDENTE ESTAGIÁRIO

5.       CÓPIA DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO (CONTRA RAIVA (OU TITULAÇÃO DE ANTICORPOS), INFLUENZA, DIFTERIA, TÉTANO (DT) E COVID-19)

6.       DOCUMENTO DE ANUÊNCIA EMITIDO PELO COORDENADOR(A) DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA