Diretor da EMEVZ-UFBA é o mais novo Membro da Academia Baiana de Medicina Veterinária – ABAMEV

O presidente da Academia Baiana de Medicina Veterinária (Abamev), Paulo Emílio Torres, esteve no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), na última terça-feira (03 de outubro), para comunicar ao conselheiro Rodrigo Bittencourt sua admissão para a entidade.

O ofício com o resultado da escolha foi entregue em mãos, na presença do presidente Altair Santana de Oliveira -também integrante da Abamev-, a secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas e o tesoureiro Rui Leal e o também conselheiro Sidney González. A mesma deferência foi feita ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Bittencourt vai ocupar a cadeira nº 15, cujo patrono é médico-veterinário Raymundo Lima Ribeiro, enquanto Miranda vai ocupar a cadeira nº 03, cujo patrono é o médico-veterinário Renato Rodenburg de Medeiros Netto. Os novos acadêmicos vão ingressar por escolha  unânime de seus novos confrades.

“Com grande honra recebo esta notícia das mãos do Presidente da ABAMEV – Paulo Emílio Torres, aqui no CRMV-BA, ao lado dos Diretores e Conselheiros do CRMV-BA. Por coincidência ou não do destino, no dia em que se completa o Centenário de nascimento de um dos grandes nomes da Medicina Veterinária mundial, o inestimável Professor Hans Merkt, o alemão que transformou o ensino da Medicina Veterinária no Brasil, acadêmico da ABAMEV, membro Honorário da cadeira Nº 1 e também Patrono da Cadeira Nº 27, desta respeitada casa. Ao observar a grandiosidade dos acadêmicos honorários, acadêmicos titulares e seus patronos, bem como aqueles que por lá passaram, nos dão a real noção da importância da ABAMEV para o resgate e defesa da gloriosa memória da Medicina Veterinária da Bahia. Fica aqui o compromisso de que lançarei todos os esforços possíveis para dignificar a Academia Baiana de Medicina Veterinária e defender a História da Medicina Veterinária no nosso estado”, disse Bittencourt.

Rodrigo Bittencourt é médico-veterinário, professor-doutor e diretor da Escola de Medicina Veterinária da UFBA (EMEVZ-UFBA, atual vice-presidente da Associação Brasileira de Andrologia Animal (ABRAA) e eleito Presidente da entidade para o período 2024-2025. Além de atento à política profissional, às questões educacionais, está ligado a diversos grupos de pesquisa científica no país.

Também médico-veterinário, Humberto Miranda Oliveira teve seu nome aclamado como novo membro da Abamev.  Ele já ocupou diversos cargos públicos em órgãos ligados à saúde, à defesa sanitária e ao bem-estar animal e foi prefeito e vice-prefeito da cidade de Miguel Calmon.

“Como um dos pareceristas que aprovaram as indicações do nosso Conselheiro e Diretor da EMVZ/UFBA e Presidente da Associação Brasileira de Andrologia, Med. -Vet. Dr. Rodrigo Bittencourt; e do Med. -Vet. Dr. Humberto Miranda, empresário, produtor rural e Presidente da FAEB, dentre tantos outros cargos, sinto-me lisonjeado e muito orgulhoso com o fortalecimento da ABAMEV com a chegada desses dois brilhantes profissionais que têm currículos invejáveis.”, ressalta o presidente do CRMV/BA, Altair Santana

Também mostrando admiração pelos novos colegas de agremiação, o presidente da Abamev falou de modo entusiasmado sobre Bittencourt e Miranda: “Nós da Academia, estamos extremamente satisfeitos com a admissão destes dois novos confrades, que muito têm feito pela Veterinária baiana e brasileira, cada um dentro de sua linha de atuação profissional. São duas referências para a Medicina Veterinária de nosso estado. Portanto, a admissão, além de unânime, traz para todos nós um contentamento incomensurável e estamos muito felizes com tudo isso: são dois belos profissionais!”, analisou Paulo Emílio Torres.

Torres ainda vez questão de lembrar que a data escolhida, além de aniversário do Dr. Hans Merkt, conforme assinalado por Bittencourt, também é data da fundação da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia, ocorrida há 82 anos.

Sobre o patrono da Cadeira nº 15:

Médico-veterinário, Raymundo Lima Ribeiro nasceu em Sergipe em 1936. Formou-se pela Universidade Federal da Bahia em 1969. Após a graduação trabalhou em Minas Gerais e depois se fixou no sul da Bahia, em Itabuna, até vir a falecer em 1983.

O ocupante anterior da cadeira nº 15 foi o prestigiado educador baiano Heitor Dourado Portella Póvoas.

Sobre o patrono da Cadeira nº 3

Renato Rodenburg de Medeiros Netto (1925-1971), nasceu em Salvador, de tradicional família. Cursou Medicina Veterinária na Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil no Rio de Janeiro. Foi professor e diretor da Escola de Medicina Veterinária da Ufba, foi secretário da agricultura (1963-64) e deputado estadual, eleito em 1966. O hospital de Medicina Veterinária da Ufba foi batizado em sua homenagem.

O ocupante anterior da cadeira nº 03 foi o admirado pesquisador e administrador público José Guilherme da Motta .

O calendário com data(s) da(s) posse(s) será anunciado em breve.

Nota da Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia CRMV/BA, com dados da Abamev.