Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

Comissão de Ética no Uso de Animais

ceua.emevz@ufba.br

AVISO !!

Informamos que diante da situação de saúde pública global e recomendações de distanciamento social, estamos realizando as reuniões desta Comissão de forma remota. Assim, informamos aos pesquisadores que os pedidos de autorização, renovação e relatórios deverão ser enviados exclusivamente por e-mail.

Contamos com a compreensão de todos

Pareceres emitidos na última reunião realizada em 26/03/2021

PROTOCOLOS NOVOS

• Protocolo 01.2021 - Aprovado
  • Protocolo 03.2021 - Arovado
  • Protocolo 04.2021 - Aprovado
  • Protocolo 06.2021 - em Diligência
  • Protocolo 07.2021  - em Diligência
  • Protocolo 08.2021 - Aprovado

PROTOCOLOS PARA RENOVAÇÃO

• Protocolo 96/2018 - Aprovado
  • Protocolo 75/2019 - Aprovado com pendências

enlightened Próxima reunião ordinária - a data será divulgada em breve

IMPORTANTE: Os projetos que serão avaliados na próxima reunião devem ser enviados até 15 dias antes da data da reunião !!

Mantenham-se atualizados pelo nosso site!

Conheça a CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi criada com a finalidade de avaliar, do ponto de vista ético e legal, as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas com animais vertebrados, fazendo cumprir o disposto na lei aplicável à criação e/ou utilização de animais para ensino e pesquisa como definido no seu Regimento Interno (clique aqui)

É dever primordial da CEUA-EMEVZ a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão e do seu elevado padrão ético e acadêmico. Para tanto, os projetos e planos de aula serão encaminhados a um relator, que elaborará um parecer consubstanciado quanto à adequação aos princípios bioéticos e diretrizes legais para a utilização de animais em pesquisa e ensino. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da plenária da Comissão, que emitirá o parecer final.

Esta Comissão constitui-se de membros titulares, incluindo: médicos veterinários, zootecnistas, biólogos e representante da sociedade protetora de animais legalmente estabelecidas no país e entende-se por utilização, manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

A CEUA não tem por princípio a inibição do uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. A finalidade desta conduta é promover a constante melhora na eficiência do uso de animais pela nossa universidade e, contando ainda, com o apoio de todos em prol da ética nesses procedimentos.

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA para Pedido de NOVA autorização da CEUA
  • Anexo I - Formulário unificado para solicitação de autorização para uso de animais em ensino, pesquisa ou extensão (clique aqui
  • Projeto: de pesquisa, de extensão ou de aula - O projeto tem que estar condizente com os experimentos/procedimentos apresentados no formulário unificado
  • Carta de encaminhamento do projeto (clique aqui)