Laboratório de Sanidade Avícola da Bahia

Sigla: 
LASAB
Função do Laboratório: 
Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços Diagnósticos
 
Telefone de Contato: (71) 3283-6721
 
A equipe do LASAB também é composta por:
  • Antenor Leal
  • Rebeca Ayala Rosa
  • Nilma Costa
  • Bárbara Ferreira
Principais Linhas de Pesquisa: 

Educação Sanitária e Manejo Produtivo na Avicultura Familiar - Objetivos: Identificar as causas de perdas e elaborar estratégias de intervenção visando aumento de produtividade para pequenos avicultores. Desenvolver e aplicar métodos de avaliação do impacto das intervenções nas comunidades. Levantamento Epidemiológico das Principais Enfermidades Avícolas na Bahia - Objetivos: Efetuar levantamento epidemiológico das doenças de aves do estado da Bahia, visando a criação de programas de prevenção e controle adequados para a situação de cada microrregião

Serviços de Extensão: 

Realização de aulas práticas e treinamento laboratorial na área de sanidade avícola; apoio aos avicultores por meio do GESAV (Grupo de Educação em Sanidade Avícola); execução de exames laboratoriais para diagnóstico e monitoramento das principais enfermidades aviárias (Doença de Newcastle, Doença Infecciosa Bursal, Bronquite Infecciosa das Galinhas, Pneumovirose, Salmoneloses e Micoplasmoses aviárias, entre outras).

Grupo de Pesquisa: 

Ciência e Tecnologia Avícola - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9849542738817443

Contatos / E-mail: 
lia@ufba.br
Descrição: 

O laboratório tem como objetivos executar exames e oferecer suporte técnico-científico a pequenos avicultores, bem como a produtores de frangos de corte, poedeiras comerciais e de matrizes de avicultura comercial. Executar controle de contaminação ambiental de incubatórios avícolas. Assessorar os órgãos oficiais de defesa sanitária na elaboração de planos de controle de focos das principais doenças aviárias que interferem no comércio interestadual e internacional e na saúde pública. Efetuar levantamento epidemiológico das enfermidades avícolas, visando a criação de programas de prevenção adequados à cada região. Realizar a capacitação de profissionais para atuar na área de sanidade e produção avícola. Estudantes interessados em estágio podem se informar sobre a disponibilidade de vagas pessoalmente, por telefone ou por meio de mensagem eletrônica direcionada à coordenadora.